Artigo Acesso aberto

Inovações pedagógicas através de metodologias ativas

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português

10.55905/revconv.17n.1-270

ISSN

1988-7833

Autores

Rodi Narciso, Hermócrates Gomes Melo Júnior, Heudes Eduardo Rogério, Jocelino Antônio Demuner, Lucelena Maria Fernandes, Pérola da Silva Veronez, Pedro Alves Gonçalves, Silvana Maria Aparecida Viana Santos,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

Este estudo explora as inovações pedagógicas através de metodologias ativas na era digital, com especial atenção à adaptação do ensino para atender às necessidades da geração de Screenagers. A pesquisa objetiva investigar como as metodologias ativas, inseridas no contexto das tecnologias digitais, podem transformar o processo educacional, promovendo um engajamento efetivo e uma aprendizagem significativa entre os alunos. Através de uma revisão sistemática de literatura, o estudo analisa diversas estratégias pedagógicas inovadoras, como a sala de aula invertida, aprendizagem baseada em projetos, gamificação e o uso de realidade aumentada e virtual, avaliando seu impacto no ensino e na aprendizagem. Os resultados destacam a eficácia das metodologias ativas em criar ambientes de aprendizagem dinâmicos e personalizados, que estimulam a participação ativa dos alunos e favorecem a construção do conhecimento. Observou-se que a integração de tecnologias digitais com essas metodologias potencializa a experiência educacional, tornando-a mais interativa e adaptada às características e preferências da geração digital. O estudo também ressalta a necessidade de equilibrar as inovações tecnológicas com métodos de ensino tradicionais, considerando os impactos sociais e psicológicos da tecnologia na educação. A análise evidencia que, enquanto as tecnologias digitais oferecem oportunidades significativas para enriquecer a educação, é fundamental gerenciar seu uso de forma a garantir um ensino equilibrado e eficaz. Conclui-se que a adoção de metodologias ativas, aliada ao uso consciente de tecnologias digitais, representa um caminho promissor para a inovação pedagógica. As tendências futuras apontam para uma educação mais colaborativa e conectada, onde as abordagens educacionais devem ser continuamente adaptadas e inovadas para preparar os educadores e alunos para um futuro tecnologicamente avançado. Este estudo sublinha a importância de desenvolver práticas pedagógicas flexíveis e inovadoras, que utilizem a tecnologia como uma ferramenta para enriquecer e diversificar a experiência educacional.

Referência(s)