Artigo Acesso aberto

O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS) na escola contemporânea

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português

10.55905/revconv.17n.1-274

ISSN

1988-7833

Autores

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Ana Paula Caetano, Camila Sabino de Araújo, Elionides José Da Costa, Hermócrates Gomes Melo Júnior, Lucimar Graf, Mauri Alves Da Silva, Renata Ferreira dos Santos,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Este estudo aborda o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na educação contemporânea, um tema emergente diante da rápida evolução tecnológica e das mudanças nas práticas pedagógicas. O objetivo principal foi compreender a integração das TDICs no ambiente educacional e seus impactos. Utilizou-se a revisão de literatura como metodologia, permitindo uma análise do tema. Os resultados indicaram que as TDICs oferecem oportunidades significativas para enriquecer o processo educativo, através de métodos de ensino mais interativos e colaborativos. No entanto, desafios como infraestrutura inadequada, formação docente insuficiente e resistência à mudança são barreiras consideráveis. A análise também destacou a importância das TDICs na promoção da inclusão e equidade educacional. As considerações finais reforçam que as TDICs são ferramentas para a transformação educacional, mas sua efetiva integração requer um compromisso contínuo com melhorias infraestruturais, capacitação docente e adaptação pedagógica.

Referência(s)