Artigo Acesso aberto Produção Nacional

ASPECTOS TERRITORIAIS, CARTOGRÁFICOS E COMPORTAMENTAIS:

2024; Volume: 10; Linguagem: Português

10.61389/geofronter.v10.8213

ISSN

2447-9195

Autores

Arlon Cândido Ferreira, Ivair Gomes, Fernando Corrêa Maciel,

Tópico(s)

Video Analysis and Summarization

Resumo

Existem vários estudos relacionando as vantagens do ensino e prática do xadrez com um melhor desempenho do discente na escola. Porém, quando se trata especificamente do ensino de Geografia, esses estudos se escasseiam. Assim, esse trabalho procurou fazer uma relação específica com essa disciplina, procurando mostrar como o xadrez pode auxiliar nos processos, habilidades e competências da Geografia. Pasa isso, foi feito um projeto de ensino de xadrez com alunos do ensino médio em três escolas públicas, depois foi aplicado um estudo controlado randomizado agrupado. Para melhor eficiência do estudo também foram analisados um grupo de controle de alunos, possibilitando assim uma melhora análise dos resultados. Dentre os diversos resultados encontrados, merecem destaque uma melhora da concentração dos discentes e a possível conexão das coordenadas geográficas com a notação algébrica.

Referência(s)
Altmetric
PlumX