Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Proposta para o ensino de Geometria

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 16; Issue: 38 Linguagem: Português

10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15862

ISSN

2175-6600

Autores

Paulo Vítor da Silva Santiago, José Rogério Santana,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

A Geometria tem ganhado espaço na Educação Básica, principalmente com o suporte da Tecnologia Digital no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta didática para o ensino de áreas e volumes com uso do GeoGebra, associado a moldes de papel enquanto material concreto. Embasamos esta proposta nos quadros teóricos da Sequência Fedathi e da Engenharia Didática. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, orientada pelas duas primeiras fases da Engenharia Didática. Os resultados parciais trazem uma construção geométrica a ser utilizada pelo professor de Matemática para exploração de conceitos fundamentais da Geometria Espacial, com a possibilidade de replicação destes materiais e seu uso de forma dinâmica em sala de aula.

Referência(s)
Altmetric
PlumX