Artigo Acesso aberto

Potencializando a alfabetização e o letramento na primeira infância através de estímulos multissensoriais: uma revisão de literatura

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português

10.55905/revconv.17n.1-262

ISSN

1988-7833

Autores

Carolina Soares de Castilhos, Ianan Eugênia De Carvalho, Joana Paula Ramos Krohling, Joyce Nascimento Felipe, Lindoracy Almeida Santos, Marilda Faustino de Andrade Ribeiro, Monique Bolonha das Neves Meroto, Raquel Farias Fuly De Souza,

Tópico(s)

Child Development and Digital Technology

Resumo

O estudo foca na importância dos estímulos multissensoriais na primeira infância e sua relação com os processos de alfabetização e letramento, considerando como estes estímulos contribuem para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Investigar a influência e as contribuições dos estímulos multissensoriais na primeira infância para o desenvolvimento das habilidades de alfabetização e letramento, buscando compreender como essas experiências podem fundamentar e enriquecer as habilidades de leitura e escrita. Adotou-se uma metodologia de revisão da literatura, envolvendo a definição de critérios de inclusão e exclusão para selecionar estudos relevantes e de alta qualidade, seguida de uma busca em bases de dados acadêmicas. Esta abordagem proporcionou uma visão sobre o tema. A revisão destacou a relevância dos estímulos multissensoriais no desenvolvimento infantil, conforme discutido por autores como Bee e Boyd (2011) e Dunn (2017). Foram também examinadas as implicações da Política Nacional de Alfabetização (Brasil, 2019) e a eficácia de métodos multissensoriais em crianças com autismo e outros distúrbios sensoriais (Caminha, 2008; Santos, 2017), além da importância de abordagens diversificadas na alfabetização (Cunha e Capellini, 2011; Seabra e Capovilla, 2010; Sime, 2013; Shipper, 2009; Demeda, 2013). O estudo reafirma a importância dos estímulos multissensoriais na alfabetização e letramento na primeira infância, destacando a necessidade de práticas pedagógicas adaptadas e inclusivas. Recomenda-se a continuação de pesquisas nesta área e a implementação de métodos de ensino que incorporem abordagens multissensoriais para promover um desenvolvimento mais completo e inclusivo das crianças.

Referência(s)