Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Política de Educação Especial: comparando Espírito Santo (Brasil) e Connecticut (Estados Unidos)

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Linguagem: Português

10.5902/1984686x67743

ISSN

1984-686X

Autores

Flávio Lopes dos Santos, Adriana da Costa Barbosa, Júnio Hora, Edson Pantaleão Alves,

Tópico(s)

Inclusive Education and Diversity

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a materialização das políticas de Educação Especial, no tocante ao acesso de estudantes público-alvo, no estado do Espírito Santo (Brasil) e em Connecticut (Estados Unidos). A análise teve como marco temporal o ano letivo de 2018 no Brasil e 2018-2019 nos Estados Unidos. A perspectiva teórico-metodológica adotada é de estudo comparado internacional. O caminho metodológico inicia na comparação das políticas de Educação Especial dos dois países; em seguida, traz a apresentação dos dados de matrícula do público-alvo da Educação Especial; e por fim há uma discussão acerca dos dados, delineando similaridades e diferenças das realidades estudadas. Por meio deste estudo, concluiu-se que a concepção de estudante público-alvo da Educação Especial e suas tipologias se diferem nos dois países e isso reflete no quantitativo de matrículas na educação básica da modalidade. Outra diferença apontada está relacionada com a etnia/raça predominante na Educação Especial sendo a branca e hispânica nos Estados Unidos e a preta e parda no Brasil. Apesar de ser responsabilidade do Estado a oferta da Educação Especial nos dois países, a constituição do espaço escolar se difere na forma de atendimento e serviços direcionados a esse público.

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