
La tecnología en la perspectiva de los futuros profesores de ciencias del Instituto Federal de Rio Grande do Norte
2023; UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL; Volume: 14; Issue: 5 Linguagem: Português
10.26843/rencima.v14n5a07
ISSN2179-426X
AutoresDioginys Cesar Felix de Lima, Josivânia Marisa Dantas, M. Costa,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoDiscussões que denotem concepções sobre Tecnologia podem ser possibilitadas por meio da abordagem Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nas disciplinas pedagógicas da formação inicial de professores de Ciências. Nesse sentido, buscou-se identificar dimensões de Tecnologia e suas relações com a Ciência e a Sociedade na concepção de professores em formação inicial de Ciências do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A pesquisa é exploratória, de abordagem qualitativa. Utilizou-se um questionário tipo Google Forms, aplicado a 17 professores em formação inicial dos cursos de Ciências Biológicas, Química e Física do IFRN. A análise de conteúdo de Bardin foi utilizada para apreciação do corpus. Nossos resultados aludem a necessidade de discutir a Natureza da Tecnologia na Educação CTS nas disciplinas pedagógicas dos referidos cursos, no intuito de possibilitar compreensões mais amplas e críticas sobre Tecnologia, uma vez que foi perceptível, neste estudo, a prevalência de concepções tradicionais de Tecnologia.
Referência(s)