MENSAJERÍA INSTANTÁNEA Y VIDEOCONFERENCIAS EN EDUCACIÓN A DISTANCIA: TEMAS PARA LA PRÁCTICA EDUCATIVA
2024; Arche Scientific and Editorial Consultancy; Volume: 9; Issue: 12 Linguagem: Português
10.51891/rease.v9i12.12792
ISSN2675-3375
AutoresEusaíres Leite da Silva, Elias Alves da Silva,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO presente artigo visa relatar os resultados prévios da pesquisa desenvolvida ao longo da dissertação, pelo mestrado em Matemática, cursado na Educaler University, com objetivo de responder o problema “Quais são as dificuldades de aprendizado em matemática, durante a pandemia de Covid-19 e na transição para o ensino híbrido, na percepção dos alunos de oitavos e nonos anos, do ensino fundamental do CEPI (Centro de Ensino em Período Integral) Luis Perillo, em Goiânia?”. Após a medida emergencial e a vigência do ensino remoto, muitos problemas pouco discutidos vieram à tona, como a falta de letramento digital das gestões escolares, dos docentes, dos discentes, das mães, dos pais, dos responsáveis e das comunidades; a distribuição desigual do acesso à internet e aos aparelhos tecnológicos; a influência das fake news, de informações falsas e vulnerabilidade dos usuários na internet; as quedas dos índices de aprendizagem; e outros. No presente texto tem-se por intuito discutir especificamente sobre o que são os aplicativos de mensagens instantâneas (whatsapp, e-mail, instagram e outros) e de videoconferência (zoom, google meet, microsoft teams e outros), como foram úteis para viabilizar as aulas no período remoto e podem facilitar dinâmicas no ensino presencial, sem descaracterizá-lo. Obteve-se que mesmo no ensino presencial é possível utilizar estas ferramentas digitais e recomendar que os discentes se relacionem através das mesmas para, por exemplo, fazer grupos de estudos. Ao mesmo tempo, é importante não utilizar as tecnologias de forma ilustrativa e substitutiva do docente.
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