Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Análise de produtos aerofotogramétricos obtidos por meio de veículo aéreo não tripulado em área rural

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português

10.55905/revconv.17n.1-330

ISSN

1988-7833

Autores

Willer Fagundes De Oliveira, Lucas Jesus Leal Pimenta, Virgílio Jamir Gonçalves Mota Filho, Flávio Cantuária Ribeiro, Lucas Alves Da Silva, Gevaldo Barbosa de Oliveira, Mariana Rodrigues Magalhães Romeiro,

Tópico(s)

Soil and Land Suitability Analysis

Resumo

Objetivou-se desenvolver um fluxo de trabalho (coleta e processamento de dados) para levantamento aerofotogramétrico por meio de Veículos Aéreos não Tripulados (VANT), com sistema GNSS de navegação e sensor RGB embarcados, visando determinar a quantidade mínima de pontos de apoio necessários na etapa de geoprocessamento SfM. Também, analisou-se a qualidade dos Modelos Digitais do Terreno (MDT) oriundos de processamentos com e sem a utilização de pontos de apoio. Selecionou-se uma área preparada para implantação da cultura da banana (Musa ssp) e realizou-se a implantação de 12 pontos de apoio, subdivididos em ground control points (GCP) e checkpoints (CP), ambos distribuídos, sistematicamente, dentro da área de interesse. As imagens foram geoprocessadas e, consequentemente, obteve-se o Modelo Digital de Superfície, Modelo Digital do Terreno e Ortofotomosaico. Também, foram realizados processamentos com e sem pontos de apoio, com diversas combinações. Para cada combinação, foram gerados os relatórios de processamento para analisar os valores Root Mean Square Error dos GCP e CP. A utilização de pontos de apoio se faz necessário, principalmente para obter a qualidade (acurácia) do levantamento. Recomenda-se, no mínimo, cinco pontos de controle para obter uma orientação geodésica do bloco aerofotogramétrico, com acurácia submétrica. Aumentar a quantidade de pontos de controle tende aumentar a acurácia posicional do levantamento aerofotogramétrico.

Referência(s)