Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Do arquivo para a sala de aula: possibilidades de práticas docentes na Educação Básica a partir da história da instituição escolar

2023; Volume: 18; Issue: 45 Linguagem: Português

10.48075/educare.v18i45.30691

ISSN

1981-4712

Autores

Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, Tânia Janaína Borda Landi, Flávio Massami Martins Ruckstadter,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este texto apresenta parte dos resultados de uma pesquisa mais ampla sobre a história de uma instituição escolar profissional. Tem como objetivo apresentar uma prática docente desenvolvida a partir do acervo documental dessa instituição escolar. O produto educacional resultante da pesquisa foi a implantação de um Centro de Memória Virtual. Foi realizado um levantamento e catalogação do acervo do arquivo permanente para a exposição inicial de uma amostragem. O material disponível possibilitou o desenvolvimento de atividade com estudantes do Ensino Médio a partir do debate sobre a Educação Profissional para homens e mulheres da classe trabalhadora, a promoção e valorização da educação pública mediante o senso de pertencimento e reconhecimento da identidade educacional, bem como a preservação de parte do patrimônio histórico local a partir dos documentos do arquivo escolar. Com a implantação do Centro de Memória da Escola Técnica Estadual (Etec) de Ipaussu, no estado de São Paulo, espera-se que outros docentes se sintam motivados a seguir com a pesquisa, a trazerem a discussão para a sala de aula para que os discentes leiam, reflitam e promovam um diálogo entre o contexto histórico, o referencial teórico e o acervo documental e iconográfico.

Referência(s)
Altmetric
PlumX