Artigo Acesso aberto

Escola normal de Porto Alegre/RS: lugar e tempo de formação de professoras

2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português

10.54033/cadpedv21n1-120

ISSN

1983-0882

Autores

Fernanda Plaza Grespan, Rosane Michelli de Castro, Leonardo Marques Tezza,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

Neste artigo apresentam-se alguns resultados de pesquisa na linha da História da Educação no Brasil, centralmente na História da Formação Docente. O objeto da investigação é a história da formação de professores em Porto Alegre/RS, assim, buscando abranger as dimensões da vida escolar da Escola Normal de Porto Alegre, faz-se aqui um breve relato da história dessa Instituição formadora de professores com mais de 150 anos de existência, priorizando, a história institucional, a partir de leis e regulamentos. A coleta de dados e a análise se referem ao início da docência e formação de professores na Escola Normal de Porto Alegre, tendo o recorte temporal de 1869 a 1940, justificando a abertura da escola e o início do reconhecimento de alunas formadas como profissional de ensino. As memórias da Escola Normal de Porto Alegre foram coletadas nos documentos internos da escola, álbum de fotografias e na revista “O Estudo”, que foram produzidas por grupo de alunas, entre os anos 1922 e 1931. Para tanto, foi utilizada abordagem histórica, centrada em pesquisa bibliográfica, pautando conceitos com aporte teórico Nóvoa (1995) e Louro (1986) para a professora e especialista em Educação, e abordando os autores como Rodrigues (2019), Fraga (2017) e Tambara (1998), no qual apontam a Escola Normal de Porto Alegre, como uma escola de órgão público de referência em educação, sendo nomeada como “escola modelo”, onde foi criada com o intuito de atender à necessidade de formação de professores, tornando-se assim importante para a História Cultural.Dessa forma, pode-se afirmar que no decorrer dos anos a professora passou a ser vista como educadora e uma especialista em Educação, ganhando legitimidade a partir da década de 1940, no Rio Grande do Sul. Essa profissionalização foi decorrente dentre outros fatores do desejo de aprendizagem e profissionalização dessas mulheres.

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