Artigo Acesso aberto

Imagem pública e estratégias comunicativas de um tribunal: estudo de caso do TCE-MT

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português

10.55905/revconv.17n.1-290

ISSN

1988-7833

Autores

Janaína Sarah Pedrotti, Pedro Pinto De Oliveira, Julia Gabriella Nogueira Munhoz, Dalila Rodrigues,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo de caso de análise da imagem pública e estratégias comunicativas do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) no processo de interação com seus diferentes públicos. Tratamos, no percurso do texto, de duas situações problemáticas da comunicação da instituição com seus públicos: 1) identidade/nome e 2) continuidade do processo da comunicação institucional nos âmbitos interno e externo. Situamos a noção de imagem pública e a sua gestão no contexto sociocultural contemporâneo e, em desdobramento, refletimos em caráter prescritivo sobre estratégias comunicativas possíveis, incluindo ações normativas que possam fortalecer os valores de estima e reconhecimento da imagem pública do Tribunal de Contas. A fundamentação tem como eixo teórico a ideia relacional de comunicação de Vera França (2001); noções de imagem pública com o filósofo Jürgen Habermas (2012) e Maria Helena Weber (2004); conceito de identidade e o gesto de nomear com Anselm Strauss (1999) e de comunicação em processo e valores com a obra do filósofo John Dewey (2009). Como procedimento metodológico apresentamos extratos de pesquisas de avaliação feitas pelo TCE com seus diferentes públicos para sustentar a prescrição de estratégias comunicativas para potencializar a imagem pública da instituição. Este artigo está inserido no contexto de uma atuação conveniada entre Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Ministério Público de Contas (MPC) para o desenvolvimento do projeto “A inovação educacional e a pesquisa científica e tecnológica da UFMT à serviço do controle interno, externo e social do Tribunal de Contas e Ministério Público de Contas do Estado de Mato Grosso”.

Referência(s)