Artigo Acesso aberto Produção Nacional

importância da Odontologia no contexto da Saúde Bucal dos idosos: um relato de experiência

2024; Volume: 22; Issue: Supl.3 Linguagem: Português

10.61217/rcromg.v22.318

ISSN

2357-7835

Autores

Marcia Maria De Sousa, Érika Andrade e Silva, Sérgio Xavier de Camargo,

Tópico(s)

Oral microbiology and periodontitis research

Resumo

Introdução: A saúde bucal é parte integrante e inseparável da saúde geral do indivíduo e está diretamente relacionada a riscos bucais e sistêmicos de disseminação bacteriana, com implicações para a saúde integral. O aumento da expectativa de vida e o consequente envelhecimento populacional impactam diretamente na saúde bucal quanto na saúde geral do indivíduo idoso, em mútua determinação. Para este grupo específico, para além do necessário tratamento, restabelecimento da função mastigatória e diminuição do risco de disseminação bacteriana, é fundamental a reconstituição da imagem pessoal, da autoestima, sociabilidade e da qualidade de vida dos idosos. Neste contexto, a formação de grupos, enquanto modalidade de atenção coletiva, permite ações de prevenção e promoção de saúde eficazes e fundamentais para saúde bucal, em especial na atenção primária à saúde. Justificativa: No Brasil, por questões socioeconômicas e sanitárias, historicamente os idosos têm sido excluídos dos serviços odontológicos. E quando alcançam acesso aos serviços odontológicos públicos ou privados, sofrem procedimentos de caráter curativo e mutilador. Sendo a extração dentária o principal procedimento realizado, resulta na atualidade em um grande número de idosos desdentados com estruturas bucais deficientes e perda significativa da qualidade de vida. Dessa maneira, a Odontologia tem importante contribuição para a reabilitação oral, o controle de infecções, a capacidade nutricional e a qualidade de vida dos idosos. O presente trabalho tem como objetivo descrever ações de educação em saúde e processo reflexivo/participativo de formação em saúde com idosos de Unidade de Atenção Primária em município de pequeno porte. Metodologia: Trata-se de estudo descritivo na modalidade relato de experiência. Foram realizadas rodas de conversa com idosos, cujo planejamento das ações questionou: 1 – O que abordar sobre Saúde Bucal na terceira idade? 2 – Como abordar de forma dinâmica tais temáticas? A ação foi dividida em três momentos. No primeiro momento (Quem sou eu?) houve apresentação da dentista. No segundo momento (Quem são vocês?) realizou-se a exibição do vídeo (UMBRELLA, 2023) para identificar o que motiva e o que traz na memória dos participantes, e realizou-se o “tabuleiro da apresentação”. Foi explicada sua metodologia e o material utilizado: um tabuleiro impresso com frases, um dado e esmaltes coloridos com o nome de cada participante. No desenvolvimento, os participantes jogam o dado e, de acordo com frases de comando no tabuleiro, se apresentam e falam sobre si – seu nome e sobre o que gostam, o que não gostam, quais seus medos, suas alegrias, o que odeiam, o que lhes causam alegria, o que lhes causam tristeza; quais música apreciam – de acordo com cada jogada. Os participantes realizam várias jogadas e caminham pelo tabuleiro até que um participante vencedor alcance o final do tabuleiro. Esta ação tem como objetivo promover uma apresentação de forma dinâmica e descontraída dos idosos. Ao final, aos vencedores – “todos os participantes – lhes foi entregue o prêmio”: uma escova dental. No terceiro momento: realizou-se a Dinâmica “Mitos e Verdade sobre a Saúde Bucal na terceira idade”. Temas abordados: Próteses dentárias, implante dental, perdas dentais, diabetes e doença periodontal, desgaste dental, câncer de boca, diminuição da saliva (xerostomia) e perda de paladar (disgeusia). Material utilizado: balões vermelhos e brancos contendo frases informativas sobre a saúde bucal que poderiam ser “mito ou verdade”. Objetivo: proporcionar um processo de aprendizagem de forma agradável e motivadora. Desenvolvimento: sentados em círculo, cada idoso recebe um balão e é feito um X em um dos balões; inicia uma música (que eles gostem); em seguida, simultaneamente, todos os idosos passam seus balões sem deixar cair; quando a música para, o idoso que tiver com o balão com o X deve estourar o balão, ler a mensagem (ou a entregar para o organizador da dinâmica/dentista ler); após a leitura todos são questionados se acham que a informação é mito ou verdade; após responderem, o organizador explica, fala sobre a informação e deixa em aberto aos participantes para perguntas, em caso de alguma dúvida. Em nova rodada outro balão foi marcado um X e dará sequência até que todos os balões fossem estourados, com suas informações discutidas. Ao final da dinâmica o organizador deixou em aberto para dúvidas e realizou orientações sobre a agenda de atendimento odontológico no município, enfatizou a importância de ir ao dentista independente de possuir elementos dentários na cavidade oral ou não, dada a importância da avaliação das outras estruturas da boca: língua, gengiva, palato devido a importância do rastreamento de lesões precocemente em relação ao câncer de boca. O encerramento da ação com o vídeo (EU E EU MESMO, 2023). Resultado: Participaram do encontro quatorze idosos. Pelo entusiasmo e participação ativa dos presentes que a todo tempo fizeram perguntas, compartilharam experiências com muita interação e diálogo entre elas, compreende-se que o encontro atingiu o resultado esperado. Pontos positivos após o evento: na semana seguinte às atividades duas idosas procuram atendimento odontológico na Unidade de Saúde; uma das idosas solicitou também agendamento e avaliação de seu esposo, que compareceu posteriormente à Unidade. Logo, apesar de o público ter sido predominantemente feminino, alcançou o círculo de convivência dessas participantes. Avaliou-se que a problematização e as discussões geradas nos grupos proporcionaram uma aprendizagem significativa aos idosos. Considerações finais: As ações coletivas em grupos promoveram maior interação entre idosos e esclarecimentos de dúvidas e solução de suas demandas, além de fortalecer a interdisciplinaridade dentro da Equipe de Saúde. O impacto das ações aconteceu não somente nos participantes mas também nos familiares e em seus círculos de convivência com resultados positivos para a promoção, prevenção e educação em saúde dos idosos. Estimular a corresponsabilidade do cuidado propicia a construção compartilhada de diversos saberes, ampliando o olhar dos usuários e profissionais de saúde. No caso deste grupo etário, tal ação favoreceu a socialização, despertou capacidades cognitivas e motoras – estímulos importantes e necessários para promoção da vida saudável.

Referência(s)
Altmetric
PlumX