
Valorização da promoção e prevenção em saúde bucal a partir da sensibilização de pacientes e funcionários de um serviço de saúde mental
2024; Volume: 22; Issue: Supl.3 Linguagem: Português
10.61217/rcromg.v22.347
ISSN2357-7835
AutoresIsabela Rodrigues, Mariana Carvalho de Almeida, Érika Baêta, Amanda Vitor Burns, Thainá Cristina da Silveira Lima, Stephanie Rocha Caetano, Silvia Jorge Gil,
Tópico(s)Dental Health and Care Utilization
ResumoIntrodução: O Brasil Sorridente, implantado em 2004, busca garantir as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros, entendendo que esta é fundamental para a saúde e qualidade de vida da população. Além disso, uma das principais linhas de ação é a ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito aos brasileiros. Dessa forma, o Manual de Saúde Bucal publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA-BH) ressalta a importância da vigilância dos equipamentos, isto é, da Equipe de Saúde Bucal (ESB) estar presente no território de abrangência do Centro de Saúde (CS). Dentre os equipamentos da rede municipal, o Centro de Referência em Saúde Mental (CERSAM), é um serviço de saúde mental com grande necessidade de interface com a saúde bucal. O CERSAM é um serviço de curta permanência até o restabelecimento do período de crise. A partir do quadro que o paciente chega na rede é usual que o olhar assistencial fique mais focado na saúde mental nesse momento e a atenção à condição de saúde bucal não seja uma prioridade, cabendo, portanto, aos profissionais da ESB levar a conscientização para que a higiene e saúde da boca não sejam negligenciadas. Os pacientes portadores de alterações psiquiátricas, em geral, são acometidos por várias alterações bucais, tendo como etiologia uma associação de fatores como a falta de hábitos de higiene, danos psicomotores que dificultam a realização da higiene, xerostomia por uso de medicamentos e dificuldade de acesso a serviços odontológicos. A partir do que foi exposto acima e visando a integralidade do cuidado das pessoas em sofrimento mental, foi elaborado um projeto piloto a ser realizado no CERSAM Oeste (O) com enfoque na valorização da saúde bucal. Objetivos: Sensibilizar pacientes e profissionais, avaliar a qualidade da saúde bucal dos pacientes do CERSAM, facilitar o acesso ao serviço e incentivar/apoiar na realização do tratamento odontológico. Atividades desenvolvidas: O projeto piloto contou com o envolvimento das referências técnicas de Saúde Bucal e Saúde Mental, três técnicas de saúde bucal (TSB) e gerentes das regionais Centro Sul e Oeste, assim como uma enfermeira e a gerente do CERSAM O. As ações foram realizadas semanalmente em julho/2023. A primeira atividade teve como objetivo conhecer as pessoas que estão em tratamento no CERSAM, os pacientes foram convidados a se apresentarem nominalmente e dizer uma qualidade que possuem. A partir disso, tornou-se possível construir um vínculo afetivo e iniciar um diálogo horizontal pautado pela escuta ativa. Nesse contexto, as qualidades enunciadas por cada um proporcionaram risos, palmas e diversas formas de expressarem o reconhecimento dos atributos individuais. A segunda ação foi uma roda de conversa sobre escovação, com materiais didáticos, os quais permitiram mostrar a anatomia do dente, orientação sobre a escovação, forma correta de armazenamento da escova e conversar a respeito de mitos/verdades sobre a saúde bucal. Nesse dia, foram distribuídas escovas e porta escova para que os pacientes pudessem usar no CERSAM. Esta atividade contou também com um momento para levantamento de necessidades (LN), realizado num espaço individualizado pelas TSBs. A terceira ação teve como objetivo o autocuidado através da escovação orientada e autoexame para prevenção do câncer bucal. O autocuidado para pacientes em sofrimento mental requer uma abordagem sensível e adaptada às suas necessidades. Assim, foi reservado um momento individualizado em que cada pessoa escolheu uma música para ouvir durante a conversa. A atividade abordou a importância do autoconhecimento para a saúde. A partir da autopercepção dos pacientes com o auxílio do espelho, foi sugerido que se examinassem pelo toque de modo a relatar se identificavam algo diferente daquilo que consideravam saudável. A quarta ação teve como objetivo a entrega da marcação de consulta àqueles que necessitam de tratamento odontológico. Além de entrega de uma planilha com a data da consulta para a gerente do CERSAM, para acompanhamento pelo enfermeiro e referência técnica responsável. Por fim, será realizado o monitoramento dos pacientes, quanto a presença na consulta agendada, ao hábito de escovação diária, e também quais os facilitadores e dificultadores observados no processo. Como uma proposta futura, as TSBs irão realizar uma visita no CERSAM periodicamente para atualizar o LN e reforçar a conscientização dos pacientes e funcionários a fim de conferir longevidade às ações executadas pelo projeto. Resultados: Foi entregue uma escova e um porta escova para os pacientes. Realizou-se o LN de trinta pacientes e a codificação para avaliar a qualidade da saúde bucal. A codificação pelo LN é uma ferramenta, idealizada pelos profissionais da SMSA-BH, que tem como objetivo mensurar necessidades individuais gerando um panorama coletivo de necessidade de tratamentos. A partir dele foi possível constatar que a grande maioria tem problemas periodontais seguido pela necessidade de uso de prótese. Todos os usuários codificados com necessidade de tratamento foram encaminhados para o CS de referência e agendados a partir de contato prévio com gerente e ESB. É essencial que durante a consulta a ESB acolha o usuário com empatia, compreensão e paciência, entendendo que o sofrimento mental pode dificultar a percepção de autocuidado e oferecer apoio para superar os desafios. Foi possível identificar que a arte é muito presente e motivadora para os pacientes do CERSAM. A atenção que eles dispensam para as atividades é delicada e preciosa, sendo presente nas trocas em grupo, porém mais proveitosa nos momentos individualizados onde podem se expressar e contar um pouco da sua história. O estabelecimento do vínculo afetivo propicia acolhimento e troca de vivências, deixando-os à vontade para dividir dúvidas, frustrações, felicidades e expectativas. Considerações Finais: O projeto piloto foi uma experiência exitosa na sensibilização dos profissionais e pacientes do CERSAM para a Saúde Bucal, assim como para a sensibilização dos profissionais da ESB. Possibilitou uma troca que transcende a operacionalização e exalta a equidade, integralidade do cuidado e promoção da saúde. Além disso, a expectativa é que com a experiência do projeto piloto seja possível articular a expansão da ação de promoção/prevenção para os outros sete CERSAM.
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