Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Valorização da promoção e prevenção em saúde bucal a partir da sensibilização de pacientes e funcionários de um serviço de saúde mental

2024; Volume: 22; Issue: Supl.3 Linguagem: Português

10.61217/rcromg.v22.347

ISSN

2357-7835

Autores

Isabela Rodrigues, Mariana Carvalho de Almeida, Érika Baêta, Amanda Vitor Burns, Thainá Cristina da Silveira Lima, Stephanie Rocha Caetano, Silvia Jorge Gil,

Tópico(s)

Dental Health and Care Utilization

Resumo

Introdução: O Brasil Sorridente, implantado em 2004, busca garantir as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros, entendendo que esta é fundamental para a saúde e qualidade de vida da população. Além disso, uma das principais linhas de ação é a ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito aos brasileiros. Dessa forma, o Manual de Saúde Bucal publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA-BH) ressalta a importância da vigilância dos equipamentos, isto é, da Equipe de Saúde Bucal (ESB) estar presente no território de abrangência do Centro de Saúde (CS). Dentre os equipamentos da rede municipal, o Centro de Referência em Saúde Mental (CERSAM), é um serviço de saúde mental com grande necessidade de interface com a saúde bucal. O CERSAM é um serviço de curta permanência até o restabelecimento do período de crise. A partir do quadro que o paciente chega na rede é usual que o olhar assistencial fique mais focado na saúde mental nesse momento e a atenção à condição de saúde bucal não seja uma prioridade, cabendo, portanto, aos profissionais da ESB levar a conscientização para que a higiene e saúde da boca não sejam negligenciadas. Os pacientes portadores de alterações psiquiátricas, em geral, são acometidos por várias alterações bucais, tendo como etiologia uma associação de fatores como a falta de hábitos de higiene, danos psicomotores que dificultam a realização da higiene, xerostomia por uso de medicamentos e dificuldade de acesso a serviços odontológicos. A partir do que foi exposto acima e visando a integralidade do cuidado das pessoas em sofrimento mental, foi elaborado um projeto piloto a ser realizado no CERSAM Oeste (O) com enfoque na valorização da saúde bucal. Objetivos: Sensibilizar pacientes e profissionais, avaliar a qualidade da saúde bucal dos pacientes do CERSAM, facilitar o acesso ao serviço e incentivar/apoiar na realização do tratamento odontológico. Atividades desenvolvidas: O projeto piloto contou com o envolvimento das referências técnicas de Saúde Bucal e Saúde Mental, três técnicas de saúde bucal (TSB) e gerentes das regionais Centro Sul e Oeste, assim como uma enfermeira e a gerente do CERSAM O. As ações foram realizadas semanalmente em julho/2023. A primeira atividade teve como objetivo conhecer as pessoas que estão em tratamento no CERSAM, os pacientes foram convidados a se apresentarem nominalmente e dizer uma qualidade que possuem. A partir disso, tornou-se possível construir um vínculo afetivo e iniciar um diálogo horizontal pautado pela escuta ativa. Nesse contexto, as qualidades enunciadas por cada um proporcionaram risos, palmas e diversas formas de expressarem o reconhecimento dos atributos individuais. A segunda ação foi uma roda de conversa sobre escovação, com materiais didáticos, os quais permitiram mostrar a anatomia do dente, orientação sobre a escovação, forma correta de armazenamento da escova e conversar a respeito de mitos/verdades sobre a saúde bucal. Nesse dia, foram distribuídas escovas e porta escova para que os pacientes pudessem usar no CERSAM. Esta atividade contou também com um momento para levantamento de necessidades (LN), realizado num espaço individualizado pelas TSBs. A terceira ação teve como objetivo o autocuidado através da escovação orientada e autoexame para prevenção do câncer bucal. O autocuidado para pacientes em sofrimento mental requer uma abordagem sensível e adaptada às suas necessidades. Assim, foi reservado um momento individualizado em que cada pessoa escolheu uma música para ouvir durante a conversa. A atividade abordou a importância do autoconhecimento para a saúde. A partir da autopercepção dos pacientes com o auxílio do espelho, foi sugerido que se examinassem pelo toque de modo a relatar se identificavam algo diferente daquilo que consideravam saudável. A quarta ação teve como objetivo a entrega da marcação de consulta àqueles que necessitam de tratamento odontológico. Além de entrega de uma planilha com a data da consulta para a gerente do CERSAM, para acompanhamento pelo enfermeiro e referência técnica responsável. Por fim, será realizado o monitoramento dos pacientes, quanto a presença na consulta agendada, ao hábito de escovação diária, e também quais os facilitadores e dificultadores observados no processo. Como uma proposta futura, as TSBs irão realizar uma visita no CERSAM periodicamente para atualizar o LN e reforçar a conscientização dos pacientes e funcionários a fim de conferir longevidade às ações executadas pelo projeto. Resultados: Foi entregue uma escova e um porta escova para os pacientes. Realizou-se o LN de trinta pacientes e a codificação para avaliar a qualidade da saúde bucal. A codificação pelo LN é uma ferramenta, idealizada pelos profissionais da SMSA-BH, que tem como objetivo mensurar necessidades individuais gerando um panorama coletivo de necessidade de tratamentos. A partir dele foi possível constatar que a grande maioria tem problemas periodontais seguido pela necessidade de uso de prótese. Todos os usuários codificados com necessidade de tratamento foram encaminhados para o CS de referência e agendados a partir de contato prévio com gerente e ESB. É essencial que durante a consulta a ESB acolha o usuário com empatia, compreensão e paciência, entendendo que o sofrimento mental pode dificultar a percepção de autocuidado e oferecer apoio para superar os desafios. Foi possível identificar que a arte é muito presente e motivadora para os pacientes do CERSAM. A atenção que eles dispensam para as atividades é delicada e preciosa, sendo presente nas trocas em grupo, porém mais proveitosa nos momentos individualizados onde podem se expressar e contar um pouco da sua história. O estabelecimento do vínculo afetivo propicia acolhimento e troca de vivências, deixando-os à vontade para dividir dúvidas, frustrações, felicidades e expectativas. Considerações Finais: O projeto piloto foi uma experiência exitosa na sensibilização dos profissionais e pacientes do CERSAM para a Saúde Bucal, assim como para a sensibilização dos profissionais da ESB. Possibilitou uma troca que transcende a operacionalização e exalta a equidade, integralidade do cuidado e promoção da saúde. Além disso, a expectativa é que com a experiência do projeto piloto seja possível articular a expansão da ação de promoção/prevenção para os outros sete CERSAM.

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