Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A atuação da equipe multiprofissional com ênfase na odontologia no Programa Saúde na Escola

2024; Volume: 22; Issue: Supl.3 Linguagem: Português

10.61217/rcromg.v22.436

ISSN

2357-7835

Autores

Gleicilaine Rodrigues Gonçalves, Eliany Felipe Brantes, Fáyvila Fernanda Santos Lima, Raquel Ribeiro de Oliveira, Ayla Norma Ferreira Matos, Micael Alves dos Santos,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

Introdução: O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial do Ministério da Saúde e da Educação voltado para crianças, jovens e adultos da rede pública de ensino, instituído pelo decreto presidencial nº 6.286 de 05 de dezembro de 2007. A base do PSE é a articulação entre setores da saúde e da educação, que abrangem os territórios das escolas, preconizando o desenvolvimento de ações, por meio de práticas de promoção da saúde, prevenção de agravos, assistência e supervisão das condições clínicas dos educandos. A educação em saúde é definida como um processo de construção de conhecimentos em saúde que objetiva o entendimento da temática pela população, podendo ser um conjunto de práticas do setor que contribui para a autonomia das pessoas. Neste sentido, a Estratégia Saúde da Família (ESF) define um comportamento dinâmico e proativo frente às demandas da população, criando parcerias com instituições, comunidades e famílias. É fundamental que, o atendimento à saúde ultrapasse as barreiras físicas das instituições de saúde e envolva a participação de outros setores da sociedade. Objetivo: Relatar experiência descritiva na atuação da equipe multiprofissional da Atenção Primaria à Saúde do Município de Governador Valadares/MG sobre o trabalho e condução das ações do PSE com ênfase na saúde bucal, desenvolvidas nas escolas municipais adscritas no território da ESF São Raimundo. Atividades desenvolvidas: Considerando que, o PSE apresenta-se como uma das principais políticas públicas para crianças e adolescentes por se organizar através de temas e ações preconizadas pelo Ministério da Saúde, os profissionais de saúde envolvidos na ação juntamente com os professores e equipe diretiva da escola se reuniram para o planejamento das atividades a serem desenvolvidas. Diante do exposto, foi realizado mensalmente o revezamento de profissionais integrantes da equipe multiprofissional da ESF São Raimundo, para desenvolver atividades educativas no ambiente escolar sendo abordados diversos temas como: ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti; promoção das práticas corporais da atividade física e do lazer nas escolas; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da cultura da paz, cidadania e direitos humanos; prevenção das violências e acidentes; promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor; verificação e atualização da situação vacinal; promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; Os temas foram selecionados em conformidade com a realidade local de acordo com a demanda circunstancial. Tendo em vista a ação da equipe odontológica, realizou-se promoção de saúde bucal dos discentes das escolas municipais com ênfase na educação infantil de 04 e 05 anos de idade e ensino fundamental do primeiro ao quinto ano. Os artifícios utilizados foram teatros lúdicos, palestras educativas, escovação dental supervisionada, aplicação tópica de flúor e classificação de risco. No período de 12 meses foram alcançados todos os estudantes sendo que, através dos resultados obtidos na classificação de risco os alunos classificados como R1 e R2 foram encaminhados para a ESF pertencente para intervenção odontológica. A constante presença dos membros da equipe multidisciplinar no ambiente escolar proporcionou vínculo entre as instituições ensino-serviço e comunidade o que favoreceu a comunicação entre os atores envolvidos. Diante das demandas evidenciadas no ambiente escolar salienta-se que as urgências odontológicas ocorrem com frequência sendo estabelecida a teleconsulta como meio de assistência odontológica imediata para as primeiras orientações e se necessário é realizado o agendamento em tempo oportuno. Resultados: Mediante o exposto, as implicações das ações realizadas foram positivas e efetivas no sentido de que as dúvidas sobre os temas abordados foram sanadas, os alunos com classificação de risco R1 e R2 foram devidamente encaminhados para assistência odontológica, à prevenção da saúde bucal foi realizada através de ações educativas e de aplicação tópica de flúor, os hábitos de higiene bucal foram incentivados e ensinadas técnicas corretas de escovação através do uso de macro modelos e a realização da escovação supervisionada, teleconsulta e atendimento de urgência odontológicas ,posteriormente foi percebida a propagação das ações abrangendo as famílias dos alunos que foram incentivadas e procuraram assistência odontológica nas ESFs. Conclusão: Tornou-se imprescindível a visão do aluno de forma integral considerando que aspecto biopsicossocial influencia de forma decisiva no aprendizado do discente. Por este motivo, destaca-se que, o PSE desenvolve um conjunto integrado de ações de educação e saúde, que se inicia na escola e se estende à família, com mudanças de hábitos e estilo de vida. Os integrantes da equipe de saúde devem atuar como colaboradores no processo de educação voltada a saúde de forma integrada com os demais profissionais da educação, contribuindo na construção da cidadania dos alunos de modo a conscientizar a co-responsabilidade do cidadão pelo equilíbrio da relação saúde-doença. O vínculo criado entre as instituições permite o desenvolvimento das ações planejadas, a facilidade no acesso aos serviços de saúde fortalece a parceria entre ensino-serviço e comunidade. Diante da experiência vivida é possível compreender a necessidade de diversificar os locais de assistência à saúde, além de colocar em prática estratégias educativas que ampliem e possibilitem melhorias na qualidade de vida da população. Dessa forma, contribuindo para transformar informações científicas em hábitos saudáveis e mudanças no estilo de vida. Percebe-se a relevância dessa atividade, especialmente em um trabalho conjunto entre educação e saúde a fim de ensinar aos educandos o auto cuidado e a responsabilização, com ações diversificadas, esclarecendo dúvidas e proporcionando atendimento clínico de forma humanizada e resolutiva.

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