Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O ENSINO CONFESSIONAL CATÓLICO DO MARANHÃO

2024; Faculdade Novo Milênio; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português

10.54751/revistafoco.v17n1-130

ISSN

1981-223X

Autores

Maria do Socorro Batista Silva Maciel,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O artigo aborda a educação desenvolvida por instituições escolares católicas no Maranhão, que, à época, integrava o Maranhão e Grão Pará, durante os sistemas colonial e imperial, enfatizando o processo educativo comumente associado ao cristianismo que resultou na oferta de escolas de primeiras letras, formação de sacerdotes, escolas para moças, que integravam saberes de caráter assistencialista, disciplinador e dogmático. O objetivo é compreender como se deu a forma de educação sob a guarda das instituições escolares católicas no Maranhão. Para a efetivação desta pesquisa, realizou-se a busca de dados no Arquivo Ultramarino de Lisboa, na memória do Arquivo da Diocese do Maranhão, e no Arquivo Público do Maranhão. Constatou-se que os Jesuítas contribuíram diretamente com o processo educativo por meio de práticas missionárias no estado do Maranhão e Grão-Pará (Bettendorff, 1910), educando parte da população livre maranhense. A expulsão dos Jesuítas, pelo então Ministro de Portugal, Marquês de Pombal, deixa um vazio incalculável na capitania do Maranhão. Conclui-se que o ensino confessional exerceu um importante papel na formação escolar no Maranhão no século XVII e início do oitocentos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX