
Avaliação da qualidade do ensino superior em Moçambique
2024; Instituto Federal de Educação; Volume: 10; Issue: jan./dez. Linguagem: Português
10.31417/educitec.v10.2322
ISSN2446-774X
AutoresLainesse Benjamim Samussone, Nayara Gonçalves Lauriano, Suely de Fátima Ramos Silveira,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA presente investigação teve como objetivo identificar como a implementação de um sistema de avaliação do Ensino Superior tem contribuído para o desenvolvimento de um ensino tecnológico e inovador em Moçambique. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem mista, que coletou a percepção de 16 dirigentes de IES localizadas nas províncias de Manica, Tete, Sofala e Zambézia, através da realização de entrevistas. Ademais, as percepções de 99 professores e 326 estudantes foram, também, coletadas, a partir da aplicação de questionários. Identificou-se, a destacar, melhorias nas infraestruturas de ensino, nos currículos dos cursos, e na formação de pessoal, especificamente, de docentes. Todavia, determinados desafios foram evidenciados, como a disponibilidade de recursos financeiros e o acesso de docentes a cursos de doutorado.
Referência(s)