
Educação escolar indígena e a valorização da cultura: o ensino Yaathe na preservação da identidade do povo Fulni-ô
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português
10.55905/revconv.17n.1-392
ISSN1988-7833
AutoresAlaíde Maria Bezerra Cavalcanti, Ana Cláudia Rocha Cavalcanti,
Tópico(s)Indigenous Health and Education
ResumoAtualmente, a educação escolar indígena brasileira objetiva promover a preservação e a valorização da identidade dos povos originários que, historicamente tiveram seus direitos usurpados, dentro de uma perspectiva de assimilação cultural, colonialista e civilizatória. Nesse sentido, o presente artigo analisa o problema público da educação indígena a partir do ensino da língua materna Yaathe na preservação da identidade do povo Fulni-ô. O trabalho revisa criticamente a literatura pertinente à educação indígena de modo a identificar os principais entraves à melhoria do sistema educacional. O artigo apresenta como resultado a relevância de um processo de escolarização que garante a perspectiva intercultural e o respeito às diversidades para a valorização da identidade dos povos. Espera-se, a partir da análise realizada elencar os avanços e retrocessos da implementação dessa política pública de educação específica indígena, a partir do processo histórico de resistência do povo Fulni-ô e da preservação de sua língua materna.
Referência(s)