Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A produção científica sobre educação e empreendedorismo

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Linguagem: Português

10.5902/1984644469596

ISSN

1984-6444

Autores

Valdelaine Mendes, César De Lima de Melo, Débora Sinoti, Samantha Guterres,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Este estudo tem como objetivo realizar uma revisão da produção científica sobre educação e empreendedorismo para identificar características e tendências das pesquisas desenvolvidas sobre essa relação. As análises aqui empreendidas têm como finalidade indicar prevalências metodológicas, institucionais, temporais e espaciais dos estudos realizados sobre a questão, mas pretendem também indicar como o tema empreendedorismo é abordado nos estudos que o vinculam à Educação. Foi possível identificar, em duas décadas, crescimento acentuado na produção acadêmica que articula a discussão entre educação e empreendedorismo. Duas grandes áreas, Educação e Administração, produzem o maior número de estudos. A hipótese inicial da pesquisa, de que os estudos realizados na área da Educação assumiriam uma postura problematizadora, questionadora e crítica sobre a relação entre educação e empreendedorismo não se confirmou. A prevalência absoluta de estudos afinados com a indicação de caminhos para a adoção da educação empreendedora em diferentes níveis e modalidades de ensino foi um achado importante nesta pesquisa.

Referência(s)
Altmetric
PlumX