A INTERFERÊNCIA DO FUTURO SUBJUNTIVO DO PORTUGUÊS NA APRENDIZAGEM DO TEMPO VERBAL DO SUBJUNTIVO COM VALOR FUTURO EM ESPANHOL POR ESTUDANTES BRASILEIROS
2024; Faculdade Novo Milênio; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português
10.54751/revistafoco.v17n1-152
ISSN1981-223X
AutoresJuliana Barboza D'Albuquerque,
Tópico(s)French Language Learning Methods
ResumoEste trabalho investigou a influência do futuro do subjuntivo da língua materna nas orações subordinadas do presente do subjuntivo com valor futuro na língua espanhola por estudantes brasileiros. Os participantes foram divididos em dois níveis, intermediário e avançado. Descobrimos que os alunos do nível intermediário têm um desempenho superior, cometendo menos erros e mais acertos do que os alunos do nível avançado em sentenças do modo subjuntivo com valor futuro introduzido por “quando” devido à influência do modo futuro do subjuntivo do português brasileiro. Como os alunos de nível avançado estão nos últimos períodos do curso e não recebem mais instrução formal baseada na gramática contrastiva, a interferência da língua materna aparece com mais força, percebendo-se uma estrutura de fossilização nos futuros professores brasileiros de espanhol como língua estrangeira (ELE).
Referência(s)