Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Educação de jovens e adultos e desenvolvimento rural comunitário: um estudo em territórios quilombolas brasileiros

2023; Center for Social Studies, University of Coimbra; Issue: 132 Linguagem: Português

10.4000/rccs.15171

ISSN

2182-7435

Autores

Luciane Bacheti, Armando Loureiro, Artur Cristóvão,

Tópico(s)

Innovation and Socioeconomic Development

Resumo

O principal objetivo deste estudo foi o de compreender melhor como se articula a educação de jovens e adultos com processos de desenvolvimento comunitário rural numa comunidade quilombola brasileira. A pesquisa centrou-se na investigação-ação, implicou lideranças endógenas e agentes externos na produção de uma radiografia do território e a concretização de uma atividade educativa materializada no minicurso "Elaboração de roteiro turístico étnico de base comunitária". Os fatores inibidores foram a infraestrutura e a logística, os horários incompatíveis com rotinas da comunidade, a falta de interesse político e os conflitos endógenos. No entanto, a educação de jovens e adultos quilombolas propiciou leituras do contexto comunitário, criou tempos/espaços favoráveis ao diálogo e desvelou pontos fortes que lhes possibilitam concretizar o desenvolvimento comunitário rural por meio da participação comunitária.

Referência(s)