Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA

2023; UNIV. REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES; Volume: 13; Issue: 3 Linguagem: Português

10.31512/encitec.v13i3.963

ISSN

2237-4450

Autores

Aline da Silva Goulart, Kellen Mariane Athaide Rocha, Fernanda Fetterman, Andréia Caroline Fernandes Salgueiro, Vanderlei Folmer,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O pós-pandemia representa um período de notável reconfiguração nos paradigmas de ensino e aprendizagem. Recentemente, observou-se uma série de transformações educacionais: inicialmente, a transição do Ensino Tradicional para o Remoto, seguida pela adoção do Ensino Híbrido e o subsequente retorno ao formato presencial. No contexto dessas complexidades, os educadores deparam-se com novos desafios. Assim, esse estudo objetivou investigar as percepções docentes acerca das modalidades de ensino e pandemia, à luz da retomada das atividades presenciais e do surgimento de variantes do vírus SARS-CoV-2. Os dados foram obtidos por meio de um questionário. Grande parte dos docentes demonstrou familiaridade sobre o Ensino Híbrido, entretanto, ocorrem confusões com o Ensino Remoto e o Ensino a Distância. Evidenciou-se que os docentes tiveram receio diante do retorno ao ensino presencial, principalmente pela permanência do medo da contaminação pelo vírus. Os participantes ressaltaram a necessidade de apoio com questões relacionadas à pandemia e com os desafios no pós-pandemia. Os dados mostraram que o cenário educacional vigente proporciona uma reflexão acerca dos processos de ensino e aprendizagem, possivelmente representando um gérmen de cristalização conducente à concretização de transformações substanciais na estrutura escolar preconcebida.

Referência(s)