
Gerenciamento de resultados em períodos de eleições presidenciais no Brasil
2023; Brazilian Society of Finance; Volume: 21; Issue: 4 Linguagem: Português
10.12660/rbfin.v21n4.2023.85693
ISSN1984-5146
AutoresMarcus Vinicius Rodrigues de Souza, Talles Vianna Brugni, Juliana Costa Ribeiro Prates, Silvania Neris Nossa, Aziz Xavier Beiruth, Danilo Soares Monte‐Mor,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO objetivo do artigo é verificar se empresas com conexões políticas apresentam níveis de gerenciamento de resultados (GR) significativamente diferentes das outras empresas em períodos de eleição presidencial. Utilizaram-se modelos de dados em painel em uma amostra com 2.272 empresas listadas na B3 de 2010 a 2019. Para verificação da ocorrência de GR por accruals e decisões operacionais utilizaram-se os modelos de Jones modificado (Dechow et al., 1995) e de Roychowdhury (2006) respectivamente. Os resultados indicam que as empresas em geral aumentam o GR por accruals em anos eleitorais. Porém, as empresas conectadas apresentaram um maior GR por accruals que as não conectadas e esse comportamento não se modificou em anos eleitorais. Porém, as empresas conectadas apresentaram menos GR por decisões operacionais que as empresas não conectadas. Os períodos eleitorais não interferiram no nível e nem na diferença do GR por decisões operacionais entre empresas conectadas e não conectadas. Os achados trazem novas perspectivas sobre os efeitos das conexões políticas e GR no mercado brasileiro.
Referência(s)