Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Gerenciamento de resultados em períodos de eleições presidenciais no Brasil

2023; Brazilian Society of Finance; Volume: 21; Issue: 4 Linguagem: Português

10.12660/rbfin.v21n4.2023.85693

ISSN

1984-5146

Autores

Marcus Vinicius Rodrigues de Souza, Talles Vianna Brugni, Juliana Costa Ribeiro Prates, Silvania Neris Nossa, Aziz Xavier Beiruth, Danilo Soares Monte‐Mor,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O objetivo do artigo é verificar se empresas com conexões políticas apresentam níveis de gerenciamento de resultados (GR) significativamente diferentes das outras empresas em períodos de eleição presidencial. Utilizaram-se modelos de dados em painel em uma amostra com 2.272 empresas listadas na B3 de 2010 a 2019. Para verificação da ocorrência de GR por accruals e decisões operacionais utilizaram-se os modelos de Jones modificado (Dechow et al., 1995) e de Roychowdhury (2006) respectivamente. Os resultados indicam que as empresas em geral aumentam o GR por accruals em anos eleitorais. Porém, as empresas conectadas apresentaram um maior GR por accruals que as não conectadas e esse comportamento não se modificou em anos eleitorais. Porém, as empresas conectadas apresentaram menos GR por decisões operacionais que as empresas não conectadas. Os períodos eleitorais não interferiram no nível e nem na diferença do GR por decisões operacionais entre empresas conectadas e não conectadas. Os achados trazem novas perspectivas sobre os efeitos das conexões políticas e GR no mercado brasileiro.

Referência(s)
Altmetric
PlumX