Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Rádios brasileiras e as redes sociais

2024; Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC); Volume: 22; Issue: 44 Linguagem: Português

10.55738/alaic.v22i44.1057

ISSN

2238-1694

Autores

Roseane Arcanjo Pinheiro, Izani Mustafá, Nayane De Brito,

Tópico(s)

Media and Digital Communication

Resumo

Compreendendo o rádio como um veículo expandido (KISHINHEVSKY, 2016) e hipermidiático (LOPEZ, 2012), este artigo pretende analisar as principais estratégias utilizadas por cinco rádios do Brasil, por meio do site, das redes sociais e pelo canal You Tube em dois períodos - 1º e 14 de abril de 2020 e 28 de agosto a 9 de setembro de 2023: Rádio Gaúcha (RS), CBN do Rio de Janeiro (RJ), Rádio Clube de Pernambuco (PE), Rádio Difusora AM (AM) e Rádio Nacional AM (DF). Todas, de alguma forma, estão adaptadas à convergência digital e à plataformização para ampliar a audiência e fidelizar ouvintes. Palavras-chave: Rádios; Redes Sociais; Plataformização; Brasil.

Referência(s)