
Cobertura esportiva em tempos de plataformização
2024; Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC); Volume: 22; Issue: 44 Linguagem: Português
10.55738/alaic.v22i44.1074
ISSN2238-1694
AutoresBruno Anderson Ferreira Balacó, Maria Érica de Oliveira Lima,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO presente trabalho tem como objetivo analisar as estratégias de transmissão, de distribuição, de conteúdo e de interação com a audiência empreendidas por emissoras de rádio do estado do Ceará com programação esportiva multiplataforma. Utilizamos como objeto de estudo três experiências: os programas Esportes do Povo (Rádio O POVO/CBN), Jogada (Rádio Verdinha FM) e Futebolês (Rádio Jangadeiro/Band News). Nosso referencial teórico parte dos conceitos de Rádio expandido (KISCHINHEVKSY, 2016), rádio hipermidiático (LOPEZ, 2010) e Plataformização (POELL, VAN DIJCK e NIEBORG, 2020). Para realização deste estudo, utilizamos como metodologia o estudo de caso (DUARTE, 2008) e a coleta de dados no acervo digital das emissoras. Como resultado, concluímos que a cobertura esportiva no rádio está cada vez mais visual, extrapolando sua base tradicional, que é apenas sonora, incorporando diferentes elementos do universo digital, como a realização de podcasts e transmissões via streaming em plataformas.
Referência(s)