Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Value Relevance de Ativos Intangíveis e Internacionalização das Empresas Brasileiras

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português

10.21446/scg_ufrj.v18i2.56440

ISSN

1982-7342

Autores

Julio Henrique Machado, Fernando Caio Galdi,

Tópico(s)

Intellectual Capital and Performance Analysis

Resumo

O objetivo do trabalho foi verificar a influência da internacionalização das empresas sobre a value relevance de ativos intangíveis. Tal proposta foi concebida a partir de evidências que indicam que (i) a value relevance de ativos intangíveis é mais forte em mercados desenvolvidos do que em mercados emergentes, e (ii) a elevada participação de investidores estrangeiros na bolsa brasileira faz com que o mercado local sofra grande influência desses agentes. A amostra foi composta por 94 empresas brasileiras de capital aberto, considerando o período entre 2012 e 2021. Foram efetuadas adaptações ao modelo de Ohlson (1995) e processadas as informações históricas por meio de regressão linear com dados em painel e controle de efeitos fixos. Os resultados demonstraram que os ativos intangíveis capitalizados no Balanço Patrimonial são relevantes para o mercado, com exceção do goodwill. Também demonstraram relevância nos ativos intangíveis registrados na Demonstração do Resultado, inclusos em despesas SG&A, pesquisa e desenvolvimento e publicidade e propaganda. Entre as medidas de internacionalização, houve maior significância para a variável ADR. Com isso, as observações foram separadas conforme esse atributo criando dois clusters. A regressão para o grupo de empresas com ADR retornou maior significância em favor da value relevance de ativos intangíveis. Em análise adicional, observou-se resultados que também apontam para maior relevância desses ativos no contexto de participação estrangeira no capital e de exportações. O trabalho contribui com o meio acadêmico, agentes reguladores e investidores no sentido de auxiliar no entendimento da relevância de ativos intangíveis para o mercado de capitais.

Referência(s)