Artigo Acesso aberto

Escola: espaço de atuação e formação docente

2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português

10.54033/cadpedv21n1-154

ISSN

1983-0882

Autores

Silvia Regina Rodrigues Maramaldo, Tiago Aparecido de Melo Campos, Gabriel César Dias Lopes,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

A formação e a prática docente tem sido objeto de investigação permanente de vários estudiosos no mundo. A sociedade é mutável, nesse processo disruptivo, o professor tem papel importante. O objetivo deste estudo é refletir acerca da escola enquanto espaço de atuação e formação docente. Daí justifica-se sua relevância. No desenvolvimento da pesquisa foram aplicados questionários para coleta de dados, assim como procurou-se dialogar com os autores: Imbernón (2009 e 2011), Nóvoa (1995), Pimenta (2009), Freire (2022), Lück (2006 e 2011) e outros. Realizou-se um estudo descritivo por considerá-lo mais adequado a investigação do fenômeno e empregou-se a abordagem mista (onde foram realizadas análises quantitativas e subjetivas dos dados). Os resultados revelam que a equipe docente é eclética, tanto com relação ao tempo de atuação no magistério quanto a formação acadêmica, isso demonstra sua experiência e sinaliza para a gestão escolar o seu potencial latente.

Referência(s)
Altmetric
PlumX