
Educação sexual: “se um carinho é legal, ele não precisa ser escondido" – estratégias para abordar esse assunto na escola
2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv21n1-157
ISSN1983-0882
AutoresMartiniano Gomes Barbosa, Icaro Kleysson de Souza Carvalho, Eliene Silva, Marcelo George Nogueira Da Costa, Eliza Georgiana Nogueira Barros De Oliveira, Maria Edineide Souza De Oliveira, Luciene Nunes dos Santos De Oliveira, Rosilene Souza De Oliveira,
Tópico(s)Adolescent Health and Behaviors
ResumoTrata-se de um estudo que tem como objeto de pesquisa a abordagem da educação sexual na escola, direcionada a crianças. O objetivo principal é investigar e apresentar estratégias pedagógicas sobre o tema, buscando oferecer orientações tanto para professores quanto para familiares interessados em abordar a temática sexualidade. Para concretizar esse objetivo, realizou-se uma revisão bibliográfica fundamentada em artigos de revistas científicas, documentos, livros, além de materiais audiovisuais como vídeos e filmes. Após a análise da literatura acadêmica na área, os resultados foram categorizados em eixos fundamentais: (a) Orientação sexual ou educação sexual?; (b) Deveria a escola abordar o tema da sexualidade?; (c) Como abordar o tema sexualidade com crianças? Destaca-se a importância de evitar erros ao lidar com esse assunto considerado sensível e delicado. Nesse contexto, recursos pedagógicos como cartilhas, vídeos e atividades pedagógicas são apresentados como ferramentas didáticas para apoiar a formação de professores e servir como material educativo. Para dar conta desse estudo, utilizamos como base teórica as obras de Pedrosa et al. (2002), Calixto (2020), Dalbosco Dell'Aglio e Garcia (2012), Schindhelm (2011), Lara et al. (2021), Molina (2020), Oliveira (2020) e outros, que contribuíram significativamente para este estudo. Concluímos que existem diversos instrumentos e estratégias que os professores podem empregar para abordar o tema em questão. No entanto, enfatizamos que, antes de tudo, é essencial que passem por uma formação sólida que propicie uma compreensão mais aprofundada. Somente assim, estarão aptos a conduzir um trabalho seguro, responsável, leve, respeitoso e pedagógico com os alunos. Recomenda-se a realização de estudos futuros sobre as estratégias pedagógicas apresentadas em relação à percepção e impacto na compreensão da sexualidade.
Referência(s)