
ÉTICA NA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
2024; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.56083/rcv4n1-194
ISSN2764-7757
AutoresMonique Bolonha das Neves Meroto, Alexandre Jesus Serrat Santana, Christiane Diniz Guimarães, Claudio Roberto Corredato, Júlio César Bezerra Vilar Da Silva, Maria da Fé Silva Moreira, Rosilene Olivia Medeiros De Oliveira, Sibele Selvina de Oliveira Rodrigues Moniz,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoEste estudo abordou a integração de tecnologia no currículo escolar, investigando suas implicações e desafios na educação contemporânea. O problema central envolveu a análise dos benefícios e barreiras da integração de tecnologia, enquanto o objetivo geral foi examinar suas abordagens pedagógicas, ferramentas utilizadas, práticas bem-sucedidas, desafios, políticas educacionais e conformidade com as normas educacionais. A metodologia empregada foi a revisão de literatura, com citações diretas de autores nacionais e internacionais. Os resultados destacaram a importância da integração de tecnologia para atender às necessidades de uma sociedade digital. Estratégias pedagógicas como TPACK, aprendizado ativo e personalização foram identificadas como facilitadoras dessa integração, juntamente com o uso de dispositivos e recursos tecnológicos. Exemplos de práticas bem-sucedidas, como o projeto "Um Computador por Aluno," exemplificaram como a tecnologia pode promover a aprendizagem colaborativa. No entanto, desafios como a resistência dos professores, falta de capacitação, infraestrutura escolar e questões de equidade foram apontados. Políticas educacionais desempenham um papel-chave na promoção da integração de tecnologia, e experiências internacionais, como a da Finlândia, forneceram compreensões importantes. A conformidade com as normas e regulamentos educacionais também foi enfatizada como importante. Em conclusão, a integração de tecnologia é uma oportunidade para transformar a educação, mas requer abordagem coordenada para superar desafios e garantir equidade.
Referência(s)