Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

FORMAÇÃO CONTINUADA ANCORADA NO MODELO DE BARRAS: MULTIESTRATÉGIAS NO ENSINO DE ÁLGEBRA

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 12; Linguagem: Português

10.26571/reamec.v12.15608

ISSN

2318-6674

Autores

Gislaine Aparecida Maria Zambiasi, Edson Pereira Barbosa,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar e discutir o potencial do Modelo de Barras, como disparador de multiestratégias para resolução de problemas matemáticos, possíveis contribuições no processo de ensino e aprendizagem na transição da Aritmética para a Álgebra e para ampliação do repertório docente em situação de formação continuada. Com postura de pesquisa qualitativa, implementou-se, junto a onze professores que ensinam matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental uma Ação Formativa, na qual os professores conheceram a estratégia do Modelo de Barras conciliado com os quatro passos para resolução de problemas de Pólya (2006). Com base no Modelo dos Campos Semânticos (MCS), realizamos a leitura plausível das soluções desenvolvidas pelos docentes, das falas dos professores a respeito do potencial do Modelo de Barras como disparador para desenvolvimento de várias estratégias de resolução do problema na transição da Aritmética para a Álgebra, como ampliador do repertório docente e avaliamos implicações de sua adoção em salas de aulas do Ensino Fundamental. Como resultado, observamos que o uso do Modelo de Barras apresentou potencial para oportunizar, na formação docente, multiestratégias de resolução de problemas, ampliar repertório docente e, quando aplicado em sala de aula, de modificar o modo que alunos e professores resolvem problemas, contribuir para constituir espaço de negociação de significado ao uso de letras em expressões matemáticas.

Referência(s)