Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Empreendedorismo e suas definições: além do próprio negócio

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português

10.55905/oelv22n1-214

ISSN

1696-8352

Autores

Rita de Cássia Ribeiro Carvalho, Elisabete Pires De Oliveira, Jean Lucas Rosa, Aurea Renata De Souza, Daiane Cristina Silva Vilaça,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O termo empreender aparece desde o século XV quando em francês entrepeneur foi usado para designar “alguém que se compromete com algo”, porém se popularizou há algumas décadas motivado pelas bruscas mudanças no mercado de trabalho. Contudo, apesar de hoje a palavra estar intimamente ligada ao meio empresarial e mercadológico, pode-se observar atitudes empreendedoras desde a época das grandes navegações. O propósito deste trabalho é responder questões conceituais acerca do empreendedorismo e abordar uma discussão a respeito do projeto de educação empreendedora desenvolvido nas escolas municipais e estaduais de Passos, Minas Gerais. Para isso foi realizado um levantamento bibliográfico sobre os assuntos supracitados para cumprir como produto da disciplina de Gestão Sustentável de empreendimentos e Serviços do Programa de mestrado Profissional. Os resultados apresentam que empreendedorismo e atitudes empreendedoras nem sempre precisam estar atrelados ao mundo dos negócios, especialmente nas escolas, mas sim a visão de mundo, ao que se espera dele e o que se pretende fazer enquanto indivíduo. Empreender é planejar, avaliar e fazer acontecer, está mais ligado ao “ser” empreendedor do que ao “ter” um empreendimento.

Referência(s)