
ENSINO DE GEOMETRIA MOLECULAR UTILIZANDO SOFTWARE: UMA PROPOSTA DE UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA
2024; Linguagem: Português
10.22407/2176-1477/2024.v15.2444
ISSN2176-1477
AutoresAline A. Oliveira, Amanda Ribeiro Guimarães, Carlos Alberto Fonseca Jardim Vianna,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoO ensino de geometria molecular apresenta grandes desafios, uma vez que ele pode estar condicionado, por exemplo, à simples memorização de nomes e estruturas. Para que haja uma aprendizagem significativa desse conteúdo, a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) representa um caminho promissor para que o aluno esteja realmente engajado na aprendizagem. Nesse contexto, com o objetivo de subsidiar o professor de Química, propõe-se uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), apoiada no uso do software Avogadro® para o ensino de geometria molecular nas aulas de Química, no Ensino Médio. A UEPS proposta conta com a Atividade 01, na qual se realiza uma discussão sobre ligações covalentes, comprimento e ângulos de ligação e disposição de moléculas no espaço tridimensional. Já na Atividade 02, serão investigadas as geometrias que caracterizam sete moléculas: H2O, NH3, HCℓ, CH4, BF3, PCℓ5 e SF6. Na proposição das atividades, estão incluídas questões norteadoras para que o professor seja capaz de identificar conhecimentos prévios dos alunos e os auxiliem no processo de ampliação dos conhecimentos adquiridos. Ao final da UEPS, são propostas questões para uma percepção da aprendizagem significativa. O material conta, ainda, com um tutorial para uso do software Avogadro® e uma planilha de coleta de dados das simulações. Espera-se que a proposta da UEPS auxilie os docentes na elaboração e na condução das aulas sobre o tema geometria molecular, promovendo a aprendizagem significativa dos discentes.
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