Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Professor não se forma, se prepara

2022; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 9; Linguagem: Português

10.22456/2357-9854.127243

ISSN

2596-3198

Autores

Sandra Regina Ramalho e Oliveira,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Para abordar o complexo e dinâmico processo conhecido como “formação de professores”, volto à minha própria formação para retomar e propor a discussão sobre uma questão conceitual: formação ou preparação? Então, aponto ideias de autores que considero fundamentais para uma consistente base teórica: Maria Isabel da Cunha, Paulo Freire e Ana Mae Barbosa. Dirijo meu foco para professores que atualmente se ocupam da preparação de professores na UDESC, na graduação e na pós: Elaine Schmidlin, Jociele Lampert e Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva. E concluo mostrando um trabalho desenvolvido em junho de 2022 na Espanha por uma professora egressa da UDESC, Débora da Rocha Gaspar.

Referência(s)