Artigo Acesso aberto Produção Nacional

THE PORTUGUESE LANGUAGE IN ANGOLA: REFLECTION ON ITS DOMINANCE IN THE EDUCATION SYSTEM AND SOFT POWER

2024; Arche Scientific and Editorial Consultancy; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português

10.51891/rease.v10i1.12809

ISSN

2675-3375

Autores

Wazeyi Eduardo T. Tando, Manuel Nambua,

Tópico(s)

Linguistic and Sociocultural Studies

Resumo

O artigo visa analisar a influência da Língua Portuguesa no Sistema de Ensino Angolano a partir do Soft Power e o retrocesso na implementação das línguas nacionais nas instituições escolares. Os escopos das reflexões do estudo baseiam-se nos pressupostos qualitativos, com base em literaturas consagradas e documentos constitucionais, bem como do Plano Nacional de Desenvolvimento da educação, Educar Angola 2017-2030. Nesse sentido, para este estudo, surge como ponto de partida, as seguintes indagações: O que diz a Constituição da República de Angola acerca da Língua Portuguesa nas escolas e o ensino das línguas nacionais? Como são implementados os dispositivos dessas leis? Como é a formação de professores? Nos achados dos estudos, percebeu-se que no contexto angolano, a desvalorização das línguas nacionais no âmbito do sistema educativo possui raízes históricas que remontam aos processos instaurados pelo colonialismo português. É necessário que o poder público se comprometa a criar políticas que garantam a aplicação das leis existentes.

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