A nossa ponte suspensa rodo-ferroviária. A história e a técnica (1.ª parte)
2023; Issue: 72 Linguagem: Português
10.30779/cmm_metalica_72_04
ISSN0874-3738
Autores Tópico(s)Structural Engineering and Vibration Analysis
ResumoIniciámos estes artigos na revista Metálica com alguns apontamentos históricos e técnicos sobre as pontes em arco, nomeadamente o primeiro grande arco metálico construído em Portugal, o da ponte Maria Pia, sobre o rio Douro, entre Gaia e o Porto. Chamou-se, na altura, a atenção para a circunstância de a inserção destes arcos na orografia local pressupor a existência de solos de fundação com capacidade adequada para suportarem as elevadas componentes horizontais das reações que o arco lhes transmite. As encostas do Douro em frente ao Porto preenchem este requisito essencial, o que justifica que 4 projetistas diferentes, ao longo de um intervalo de tempo superior a um século, tenham optado pela configuração em arco para as 4 pontes situadas mais próximo da foz do rio Douro (pontes Maria Pia, Luís I, da Arrábida e do Infante, por ordem cronológica), todas elas com vão livre igual ou superior a 160 metros. (Este é o vão da ponte Maria Pia, a tal que “quasi envergonha a natureza”, segundo notícia publicada aquando da sua inauguração e que hoje está quase ao abandono).
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