
Desenvolvimento de identidade visual como ferramenta de gestão da marca voltada a um empreendimento em área de proteção ambiental
2024; PGDesign/UFRGS; Volume: 13; Issue: 27 Linguagem: Português
10.23972/det2023iss27pp157-166
ISSN2178-1974
AutoresKaran Valente, Suezilde da Conceição Amaral Ribeiro,
Tópico(s)Corporate Identity and Reputation
ResumoA marca de um empreendimento é uma bandeira que acena algo para alguém, enquanto mensagem codificada, por meio de símbolos e que, em termos mercadológicos, tanto no ponto de vista dos consumidores quanto dos concorrentes, necessita de um aparato de gestão para ser administrada de maneira a ter sua existência e razão de ser, justificada, otimizada e maximizada para que o empreendimento ganhe e se fortaleça no mercado. Conquanto, a gestão constitui-se num instrumento essencial para garantir o desenvolvimento dos mais diversos ramos da economia, inclusive na agricultura e nos segmentos da agricultura familiar e extrativismo, onde estratégias que permitam à criação, comunicação, valoração de identidades e maior inserção comercial no contexto mercadológico são importantes mecanismos indutores de competitividade e desenvolvimento local. Este trabalho foi pautado na utilização de estratégias de design e branding com foco ao desenvolvimento de identidade visual e aplicação da gestão de marcas, no sentido de promover resultados mercadológicos e de desenvolvimento local, a partir de um empreendimento agroalimentar localizado em área de proteção ambiental (APA), no município de Belém, capital do Estado do Pará. O estudo tratou de uma pesquisa aplicada, exploratória, apresentando características de pesquisa-ação e estudo de caso, com abordagem qualitativa, fazendo uso de levantamento bibliográfico, entrevistas, observação participante, utilização de questionários, coleta e análise de dados primários e secundários. A escolha do objeto de estudo se deu de forma proposital, dada a necessidade de estudar, analisar e compreender as ações do produtor à frente de um empreendimento alimentar localizado dentro de uma APA, além de auxiliá-lo na gestão deste, visto que o ator é tido na região como um agente local de desenvolvimento, com forte presença e liderança junto à comunidade local. Ato contínuo, os resultados foram apreciados e balizaram a propositiva e sistematização dos conceitos, propostas de marca, suas aplicações de uso e construção de um manual da marca, gerando assim potenciais elementos comunicacionais agregadores de valor, de identidade e posicionamento de marca.
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