
Debriefing, espaço dialógico para o desenvolvimento do pensamento reflexivo na enfermagem
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 45; Linguagem: Português
10.1590/1983-1447.2024.20230041.pt
ISSN1983-1447
AutoresSaionara Nunes de Oliveira, Jussara Gue Martini, Jaime Alonso Caravaca‐Morera, Marta Lenise do Prado, Bruna Pedroso Canever, Carina Bortolato-Major, Neide da Silva Knihs,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoRESUMO Objetivo: Compreender os elementos pedagógicos necessários para que o debriefing favoreça o desenvolvimento do pensamento reflexivo. Método: Estudo de caso único desenvolvido no Centro de Simulaciónen Salud da Escuela de Enfermería da Universidad de Costa Rica em outubro de 2018. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, observação e análise documental. Utilizaram-se a estratégia de proposições teóricas e a técnica de construção de explanação para a análise dos dados. Resultados: Os dados originaram duas categorias: 1) pedagogia da organização, a qual abordou elementos pensados pelo docente para facilitar o diálogo; 2) pedagogia da facilitação, a qual trouxe elementos do próprio diálogo que enriquecem a discussão, mobilizam o grupo, provocam a reflexão e o engajamento. Considerações finais: Torna-se imprescindível incluir como elementos pedagógicos que favoreçam o desenvolvimento do pensamento reflexivo os seguintes: planejamento prévio, ambiente adequado, sistematização, formação pedagógica em facilitação de debriefing, abertura ao diálogo, respeito pedagógico, valorização do positivo, paciência e motivação.
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