Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Consideraciones sobre la crisis del sentido de las universidades bajo gestión neoliberal

2023; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.48163/rseus.2023.111100-113

ISSN

2393-7815

Autores

Ana Furlong Antochevis, Carlos Roberto da Silva Machado,

Tópico(s)

Higher Education Teaching and Evaluation

Resumo

Este artigo apresenta considerações críticas sobre a assunção de formas de gestão universitária alinhadas às premissas neoliberais, no contexto das Universidades federais brasileiras. Os processos de implantação (no período colonial), expansão (nos anos 1920 enquanto faculdades e depois Universidades nos anos 1930) e recuperação universitária (nos anos 2000) têm sido impactados pelo desenvolvimento político, social e econômico do País, marcando profundamente os sentidos e propósitos do Ensino Superior. Amparados na concepção de que o contexto universitário brasileiro tem sofrido o impacto do modelo de desenvolvimento nacional a partir do capitalismo dependente, consideramos também a base de constituição de classes sociais no Brasil e abordamos de que forma o acesso à Universidade influencia a conformação social nestes termos. Desta forma, apresentamos considerações a respeito da transformação do sentido de existências das Universidades - de social a tecnocrático -, refletindo sobre o impacto da absorção, pelas gestões universitárias, das prerrogativas de gestão neoliberal, a partir da apresentação de exemplos sobre essa questão em relação a políticas relacionadas ao cotidiano das Universidades, buscando contemplar políticas de planejamento e execução de nível tanto nacional como local. Para essa nossa análise foi utilizado o método de Revisão Narrativa. Concluímos criticamente, nesse sentido, sobre como a gestão universitária, através da assunção de prerrogativas neoliberais, tem sido palco de avanços do seu controle hegemônico pelos setores dominantes da elite brasileira, fenômeno que insta para a urgência da ampliação e aprofundamento de estudos e debates sobre o tema.

Referência(s)