Artigo Acesso aberto Produção Nacional

LEI 10639/03 EM AULAS DE HISTÓRIA: UMA PROPOSTA ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO

2023; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

10.12957/riae.2023.73692

ISSN

2359-6856

Autores

Maria do Socorro Lima, Vanessa Oechsler, Camila Nascimento Azevedo,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

A proposta deste trabalho é trazer uma discussão a respeito da aplicação da Lei 10.639/03 em aulas de História por meio da Gamificação. Além de uma reflexão referente à metodologia de Gamificação e sua aplicação no componente curricular de História, o texto procura auxiliar professores na criação de estratégias gamificadas para ensinar a História da África e da cultura Afro-brasileira, apresentando um exemplo com o tema “Reinos Africanos – As Ahosi, guerreiras de Daomé”. Para isso, serão apresentados os elementos mais relevantes da Gamificação para o campo educacional. Também será abordada a História do movimento negro no Brasil para contextualizar a lei 10.639/03 e os conceitos de decolonialidade e afrocentricidade são considerados com o intuito de incentivar o ensino da História da África e da Cultura afro-brasileira a partir de uma perspectiva diferente da abordagem tradicional e eurocêntrica.

Referência(s)