
O MOVIMENTO PELA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NA COMUNIDADE SÃO PEDRO - CASTANHAL/ PARÁ
2024; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 10; Linguagem: Português
10.12957/riae.2024.73756
ISSN2359-6856
AutoresRosilandia Souza Rodrigues, Genylton Odilon Rêgo da Rocha,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO presente artigo analisa o movimento pela implementação da educação escolar quilombola na comunidade de remanescentes do quilombo de São Pedro, localizado no município de Castanhal, no Pará. A pesquisa aborda o processo pelo qual se deu a luta do movimento quilombola na comunidade em busca de uma educação escolar diferenciada, ou seja, de uma educação efetivamente quilombola. O objetivo do trabalho é verificar a mobilização para a consolidação da educação escolar na comunidade feita pelos remanescentes do quilombo na região mencionada. Para isso, realizou-se a análise de documentos produzidos pelo grupo, especialmente do dossiê produzido por professores da escola que funciona no local. Esse documento foi acessado por meio da realização da pesquisa de mestrado, que é desenvolvida em São Pedro e que tem como tema o currículo para a educação escolar quilombola. O referencial teórico utilizado é composto por autores como Gonçalves; Silva (2000) e Gomes (2017), que discutem acerca do movimento negro; Almeida (2011) e Moura (1993), que discorrem sobre quilombo; Brandão (1995), Santos (2007) e Freire (2019), que debatem educação; e Arruti (2017) e Moura (2007), que se debruçam sobre a educação escolar quilombola. Os resultados apontam que, embora permeada por lutas e muitos desafios, a educação escolar quilombola em São Pedro vem sendo concretizada, constituindo-se como um projeto em construção.
Referência(s)