
DO MODELO PRESENCIAL AO HÍBRIDO: (AUTO) NARRATIVA E ALGUMAS QUESTÕES SOBRE O ATO PEDAGÓGICO NO ENSINO SUPERIOR
2023; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português
10.12957/riae.2023.75327
ISSN2359-6856
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo apresenta as transformações na modalidade de ensino durante a trajetória docente da autora, que ocorreram como resultado da sociedade da informação e no contexto da rede privada de ensino superior. Tem na (auto) narrativa o apoio metodológico para a compreensão do papel de professores na perspectiva da metodologia ativa, com a descrição do modelo da sala de aula invertida aplicado ao modo híbrido, da aula presencial articulada ao ambiente virtual de aprendizagem. E, depois, com a virtualização em contexto pandêmico, quais questões emergiram da reflexão a respeito das apreensões neoliberais e da tecnologização do ensino sobre o ato pedagógico docente e seu impacto na formação inicial de profissionais. Tem-se no recorte dessa (auto)narrativa uma forma de instrumentalização do trabalho docente, o que sinaliza para o exercício crítico das condições de trabalho que modulam professores do ensino superior privado, com a necessária amplitude de investigação e debate dos seus efeitos na qualidade da formação inicial de profissionais.
Referência(s)