Artigo Acesso aberto

Proposta de instrumentos de coleta de dados para análise da representação das mulheres em anúncios publicitários

2024; Linguagem: Português

10.5151/cidiconcic2023-124_647145

ISSN

2318-6968

Autores

Júlia Ramos Brito, Letícia Pedruzzi Fonseca,

Tópico(s)

Public Spaces through Art

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar propostas de instrumentos de coleta de dados para análise da representação das mulheres nos anúncios publicitários de artefatos gráficos, contribuindo com a memória e a história do Design capixaba. Para tanto, criou-se uma ficha de coleta de dados e uma planilha de catálogo dos anúncios repetidos, a fim de agilizar a coleta e viabilizar uma análise sistemática que visa compreender como a mulher foi representada nas imagens e quais foram os recursos visuais e gráficos utilizados'. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica para propor as variáveis adequadas para a ficha, bem como a realização de testes para validá-la. Ao todo 3248 anúncios foram analisados no âmbito da pesquisa que demandou a criação desses instrumentos e demonstraram a eficácia da proposta. Conclui-se que as variáveis eram pertinentes ao tipo de peça gráfica e recorte temático, que a organização das informações e o formato digital da ficha, junto ao catálogo de anúncios, possibilitaram a coleta sistematizada dos dados e agilizaram o processo. Além disso, a tabulação automática dos dados permitiu o tratamento estatístico dos resultados. Os instrumentos de coleta de dados apresentados podem servir de base e auxiliar outras pesquisas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX