Artigo Acesso aberto

Design, educação e ciência da computação: uma revisão sistemática sobre a mediação do design em sistemas de hipermídia adaptativa educacional para pessoas idosas

2024; Linguagem: Português

10.5151/cidiconcic2023-28_639578

ISSN

2318-6968

Autores

Gustavo Rener Borges Araújo, Ricardo Ramos Fragelli, Tiago Barros Pontes e Silva, Nayara Moreno de Siqueira,

Tópico(s)

Physical Education and Gymnastics

Resumo

Esta revisão sistemática tem como objetivo investigar como a aplicação dos princípios do design é documentada em estudos dos campos científicos da ciência da computação e educação que abordam o processo de aprendizagem de pessoas idosas em sistemas de hipermídia adaptativa educacional, a fim de ordenar quais destes princípios são mais relevantes neste processo. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura a partir da proposta de Sampaio e Mancini. Foi utilizada a base de dados eletrônica Scopus, tendo como critérios o período de publicação com o tempo de busca apropriado entre 2018 e 2023. Ainda, para compreensão do contexto nacional sobre o fenômeno, foi incluído manualmente o periódico InfoDesign com os mesmos critérios para comparação. Os resultados obtidos apontam que frequentemente as abordagens destes estudos são de caráter monodisciplinar, fazendo com que não sejam alcançados resultados efetivos com recomendações que relacionem a atividade de design a estes outros campos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX