
A infografia voltada aos Recursos Educacionais Abertos (REAs): um design aberto em potencial
2024; Linguagem: Português
10.5151/cidiconcic2023-32_647088
ISSN2318-6968
AutoresLara Souza Benedet, Berenice Santos Gonçalves,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste artigo analisa se o design de infográficos voltado aos Recursos Educacionais Abertos (REAs) pode se constituir enquanto design aberto. Para responder a essa questão, após uma breve revisão sobre o design aberto e o processo de design em REAs, foi realizada uma análise da experiência prática da trilha Formação Docente para Educação de Jovens e Adultos, com foco no processo de criação e cadastro de infográficos. Os resultados foram analisados utilizando um metamodelo de design, com ênfase nas dimensões de Produção e Licenciamento. As autoras observaram que seis das dez diretrizes consideradas foram plenamente atendidas, enquanto duas foram atendidas parcialmente e duas não foram atendidas. A partir da análise, foi corroborada a perspectiva de que o design de infográficos para REAs pode se constituir como design aberto, uma vez que a abertura foi considerada uma escala contínua, e não binária. Além disso, foi destacado o potencial dos infográficos como uma forma de apresentar, traduzir e organizar conhecimentos produzidos por outros especialistas, abrindo portas no campo do Design da Informação para a reflexão sobre o modo como os infográficos são produzidos, disponibilizados e documentados, especialmente no contexto da educação.
Referência(s)