Lendo Chapeuzinho Amarelo: uma análise gráfico visual do livro infantil ilustrado de Chico Buarque e Ziraldo
2024; Linguagem: Português
10.5151/cidiconcic2023-53_648426
ISSN2318-6968
AutoresPedro Paulo Giudice de Menezes, Helena de Barros Ezequiel,
Tópico(s)Literacy, Media, and Education
ResumoEste artigo propõe uma análise gráfico visual do livro Chapeuzinho Amarelo. Publicado em 1997, com texto de Chico Buarque e ilustrações de Ziraldo, trata-se de uma adaptação brasileira e contemporânea do clássico europeu medieval Chapeuzinho Vermelho. A análise se baseia primeiramente numa revisão de autores e contexto histórico das versões originais e nesta adaptação para posteriormente investiga-la através da abordagem dos conceitos de sintaxe, semântica e pragmática propostos por Morris, em 1976, e nas variáveis para o estudo da imagem pictórica propostas por Michael Twyman, em 1985. Sob a ótica do design de informação, busca-se observar a articulação da linguagem visual operada em complexas relações entre texto e imagem, estilo e recursos gráficos que caracterizam o livro infantil ilustrado na contemporaneidade. A análise verifica ainda como o livro Chapeuzinho Amarelo pode ser considerado um documento histórico, social e cultural de determinado momento da identidade nacional, no cruzamento de talentos de dois expoentes da cultura popular brasileira através de uma linguagem lúdica e indireta para militar de forma discreta, mas pragmática em favor de um empoderamento libertário, posicionando-se politicamente contra a censura e opressão.
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