Artigo Acesso aberto

ReDE InovaAula: a trajetória da construção de um dispositivo web voltado à formação de professores em conteúdos de design

2024; Linguagem: Português

10.5151/cidiconcic2023-30_646069

ISSN

2318-6968

Autores

Solange Galvão Coutinho, Erika Simona dos Santos Ferreira, Edilene Mendes Da Silva Araújo, Hélio Oliveira Silva,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este artigo apresenta o processo de desenvolvimento do dispositivo web ReDE InovaAula para professores, no qual eles têm a possibilidade de: (1) aprender sobre design, seguindo por trilhas de conhecimento ou com a livre exploração de conteúdos; (2) testar seus conhecimentos; (3) aplicá-los no desenvolvimento dos seus materiais e planejamento de aulas; para, por fim, (4) compartilhar seus saberes em materiais de aula mais inovadores, ampliando o potencial de trocas, conexões e saberes do dispositivo. Partindo do modelo conceitual desenvolvido por Ferreira (2016), aqui são descritas as diversas etapas seguintes empreendidas (2018-2021), os testes de algumas funções do dispositivo e os seus principais resultados – que indicam a validação das funções e a aceitação pelos professores do ensino básico, sugerindo, por sua vez, algumas adequações para o dispositivo web ReDE. Ao final, apresentamos os desdobramentos do projeto.

Referência(s)
Altmetric
PlumX