Protótipos do irreal no cinema: uma análise das peças gráficas de “Don't Worry Darling” sob a ótica do mid-century modern e do design fiction
2024; Linguagem: Português
10.5151/cidiconcic2023-119_650577
ISSN2318-6968
AutoresLeonardo Guilherme Lima R. de M. Sobreira, Gabriela Araújo Ferraz Oliveira, Denny Anderson Farias Costa,
Tópico(s)Visual Culture and Art Theory
ResumoEste artigo analisa artefatos gráficos e especulativos presentes no filme 'Don't Worry Darling', de Olivia Wilde, com o objetivo de demonstrar como esses objetos expressam a cultura material em um cenário fictício. Para isso, partimos da perspectiva do Mid-Century Modern para localizar as referências históricas das peças gráficas presentes na obra cinematográfica. Além disso, utilizamos o Design Fiction como fundamentação teórica para compreender os artefatos especulativos apresentados na narrativa e como eles oportunizam uma tangibilização do irreal no cinema. Após análise dos objetos coletados no filme, concluímos que os protótipos diegéticos – gráficos ou não – cumprem funções ambíguas na narrativa: ora de criar, manter e legitimar a sacralidade da simulação, ora o de romper para evidenciá-la. No entanto, ambos atuam diante de uma única finalidade: o de concretizar o irreal, torná-lo real aos olhos não-diegéticos de quem assiste à obra.
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