Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Comportamento do consumidor e mídias sociais

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português

10.55905/revconv.17n.1-530

ISSN

1988-7833

Autores

Aline de Oliveira Santos, Walcler de Lima Mendes,

Tópico(s)

Media and Communication Studies

Resumo

O ato de consumir faz parte de nossa rotina, desde o momento de acordamos ate a hora de irmos dormir. A palavra consumidor significa que é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza certo produto ou serviço como destinatário final. É um ramo do direito relativamente novo se comparando a Direitos como o Civil, Penal Administrativo. Mas é uma formação de princípios e regras de vários campos do Direito, pois, buscou inspiração no Direito Comercial, Direito Civil, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Financeiro e Direito Administrativo. (Gama, 2000). Em 1990 surgiu a lei nº 8.078 que trouxe a proteção e o amparo aos hipossuficientes da relação de consumo. Tornando-se uma novidade que agradou a todos, já que diariamente essas relações eram concretizadas, entre consumidor e fornecedor, mas sem uma legislação própria que trouxesse regras a serem seguidas, assessoradas de obrigações a serem cumpridas, direitos protegidos e penalidades impostas. (Nunes, 2009). Com o surgimento das mídias sociais um novo olhar para o consumo passou a despertar o interesse de empresas que veem o mercado digital como forma de alavancarem suas vendas e seus produtos e serviços, terem uma visualização maior em relação à propaganda e para isso, utilizam a figura do influenciador digital, que também precisa de verificação legal das propagandas que realiza, para não prejudicar o consumidor e ser responsabilizado civilmente pelos danos causados. O tipo de pesquisa que será realizado será exploratório e descritivo, A pesquisa também será desenvolvida partindo de uma pesquisa documental de livros, artigos e normas jurídicas pertinentes ao tema, como o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990), o Código Civil (Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002) e o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.

Referência(s)