A tipografia do kakimoji na produção de Lampião, um mangá brasileiro de Heitor Amatsu e Carlo
2024; Linguagem: Português
10.5151/cidiconcic2023-24_651393
ISSN2318-6968
AutoresJanaína Freitas Silva de Araújo, Eva Rolim Miranda,
Tópico(s)Comics and Graphic Narratives
ResumoKakimoji é o termo utilizado para abordar a representação gráfica do som em quadrinhos japoneses, os mangá. E desde a segunda onda do mangá, entre 2013 a 2015(BRAGA JR., 2019), quando houve um significativo aumento da publicação independente, acompanhamos a discussão sobre o que de fato é o mangá brasileiro. Nesta pesquisa, apresentaremos como o elemento da onomatopeia (tratada como kakimoji nesta análise) pode ser abordado enquanto elemento pictórico e/ou esquemático (TWYMAN, 1976) no volume 1 de Lampião, um mangá brasileiro ilustrado por Heitor Amatsu e roteirizado por Carlos. Encontramos e analisamos 102 registros de kakimoji na obra com 120 páginas, a maioria monocromática. Nosso objetivo com tal abordagem é trazer à luz do Design como um quadrinho independente, no formato de mangá brasileiro, pode misturar elementos de culturas distintas, através do emprego da onomatopeia, e, ainda assim, ser consagrado como produção nacional. Além disso, aplicamos as categorias de classificação gráfica da onomatopeia desenvolvidas por Araújo (2021) a fim de investigarmos as características visuais de cada uma, de acordo com traço, cor, escala e movimento.
Referência(s)