Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Sistema Braille como mecanismo para a alfabetização de pessoas com deficiência visual

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE; Volume: 37; Issue: 2 Linguagem: Português

10.14295/biblos.v37i2.16196

ISSN

2236-7594

Autores

Rafael Batista dos Santos, Francisca Rosaline Leite,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O sistema Braille representa um conjunto complexo de informações que possibilita a comunicação e a educação de pessoas com deficiência visual. Objetivo: discutir sobre o sistema Braille como ferramenta ou instrumento na alfabetização dos deficientes visuais. Metodologia: revisão de literatura, por meio de artigos publicados nas bases de dados SciELO e no Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Referencial Teórico: o aprendizado em todas as disciplinas, como matemática, ciências humanas e ciências sociais, está diretamente ligada às habilidades de leitura e escrita e à capacidade de coletar, usar e transmitir informações. Sem dúvida pessoas alfabetizadas podem se destacar na escola e passar para a idade adulta com vantagens competitivas para o emprego e a vida que são menos possíveis para aqueles que não as dominam bem ou não as têm. Considerações Finais: No mundo de hoje, a alfabetização, ou seja, a capacidade de ler e escrever, é vital para o sucesso da educação, de uma carreira e qualidade de vida. Seja focando em um bom livro, discando um número de telefone, fazendo uma lista de compras ou escrevendo um relatório em um computador, ser alfabetizado significa participar efetivamente sociedade. Aprender a ler e escrever em Braille pode fazer uma enorme diferença na vida de uma criança ou adulto com deficiência visual.

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